quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dia de Todos os Santos


Amanhã, primeiro de novembro, é comemorado o dia de todos os Santos. Data típica de brasileiro que, por preguiça de lembrar nome a nome, criou uma comemoração genérica. Particularmente acho uma sacanagem botar todos os Santos juntos em um só dia. Mas vejo que sou minoria já que (do inglês Jack) faz 7 anos que venho tentando transformar o dia de Cosme e Damião em dois dias festivos por respeito a quem só gosta do Cosme e não vai muito com a cara do Damião e vice-versa.

Outro problema sério do dia 01 de novembro é que, com ele, instituiu-se o devoto genérico. A pessoa que é devota de todos os Santos economiza em velas e rezas. Acende uma vela na igreja e nem se preocupa em lembrar o destinatário pois amanhã é o dia de todos eles.

Mas aí surge um problema sério. Se a benção for atendida, quem ganha o crédito? Quem terá o direito de reinvidicar o milagre? O chefe da seção vai ter que decidir. Seja por meio de rodízio, seja por meio de sorteio. Mérito de uns, deméritos de outros. E sempre vai existir aquele que se acha o injustiçado e vai passar o dia sem fazer nada navegando na internet. Isso, com certeza, vai gerar muita confusão no céu, vai chover pra caramba, trovejar durante dias a fio e sinceramente eu não aguento mais ficar com a barra da calça molhada.

Pense nisso!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Invenções D´além Mar

Grande parte dos inventores são americanos ou japoneses. Só que o mundo, de maneira egoísta, esquece que muitas invenções foram criadas a partir da mente criativa de nossos irmãos lusitanos. Depois de pesquisas exaustivas eu descobri que pesquisar cansa pra caramba e fui dormir. Quando acordei resolvi compilar três pequenos exemplos de idéias que mudaram o mundo que tem aquele cheirinho característico d´além mar.

1) Dinamite
Inventada por Manuel Oliveira Pedroso em 15 de setembro de 1862. Essa foi a data da última carta escrita por Manuel para sua esposa Maria do Rosário que contava sobre sua nova invenção, uma bomba do tamanho de uma caixa de fósforo capaz de arrancar um braço ao explodir (por sorte ele era ambidestro). Na carta dizia também que o teste definitivo seria feito numa feira de invenções na cidade portuguesa de Alcachos. Até hoje nem Manuel nem a cidade foram encontrados. Quatro anos depois o físico Alfred Nobel se interessou pela invenção ao encontrar no quintal de sua casa na Suécia a arcada dentária de Manuel.

2) Submarino
Inventado por Joaquim das Cruzes em 1883. Fez sua primeira e última viagem saindo da costa da Espanha com toda sua família. Quatro anos depois um indiano melhorou a invenção ao adicionar uma forma de expelir a água para que o submarino pudesse voltar à superfície.

3) Bungee-Jumping
Inventado por Manuel Joaquim de Nazaré em 1957. Sete anos depois um Neozelandês aperfeiçoou a idéia trocando o cabo de aço por elástico e retirando-o do pesçoco.